Até o momento, 37 quilômetros do
trecho entre Três Rios-Sapucaia (RJ) e o município de Chiador (MG) estão
prontos
A primeira etapa das obras de
estruturação do trem turístico Rio-Minas está quase finalizada. Até agora foram
recuperados 37 quilômetros de linha férrea, nos trechos entre Três Rios e
Sapucaia, no lado fluminense; e no munícipio de Chiador, em Minas Gerais. A
iniciativa é da ONG Amigos do Trem. A rota vai fazer interligação entre as
cidades de Três Rios, no sul fluminense e Cataguases, na Zona da Mata mineira.
O trajeto total será de 168 quilômetros.
A Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
(DNIT) farão testes de mobilidade no trecho que está sendo recuperado, depois
que este passar por uma vistoria pormenorizada. A previsão é de que o primeiro
trecho do trem turístico seja entregue até dezembro deste ano.
O projeto do Trem turístico
Rio-Minas foi idealizado Paulo Henrique do Nascimento, e iniciado em 2016. Pelo
projeto, a linha vai operar com 15 composições e terá capacidade de transportar
até 837 passageiros por viagem, em ambos os sentidos simultaneamente. Para
promover uma melhor experiência aos viajantes, todos os carros serão equipados
com ar-condicionado. No roteiro turístico, os turistas vão passar por Três Rios
e Sapucaia, no Rio de Janeiro; e
Leopoldina, Recreio, Além Paraíba, Chiador e Cataguases, em Minas
Gerais.
O Trem Rio-Minas é, atualmente, o
maior projeto do setor ferroviário fluminense e será um grande impulsionador
das economias das cidades por onde
passar, segundo Cyntia do Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem. Cynthia
destacou que, apesar da importância da retomada do turismo via ferrovia, a
captação de investimentos para a execução das obras ainda representa um
obstáculo: “Como um projeto de grande porte e impacto social, acreditamos que
ele deveria receber uma atenção especial e um suporte mais significativo em
termos de recursos financeiros”, explicou a presidente da Amigos do Trem, que
investiu parte dos R$ 45 milhões destinados à reforma 37 quilômetros iniciais do
projeto. As prefeituras envolvidas também complementaram o valor.
As informações e a imagem são do
site Estado de Minas