A confecção dos enfeites de Natal está à todo vapor. Os materiais produzidos a partir de garrafas pet pelos alunos do projeto Sonho de Natal estão em fase final. Os 80 alunos, na faixa etária de 14 a 17 anos - sendo 20 estudantes do Ceat (Centro de Atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais) - estão reformando alguns enfeites produzidos no ano passado e confeccionando outros que enfeitarão alguns pontos do Centro da cidade. Além das oficinas, os alunos participam de palestras com temas sobre cidadania e recebem uma bolsa-auxílio de R$ 130, vale-transporte e lanche. Segundo o coordenador geral do projeto, André Oliveira, este ano foram arrecadadas cerca de 30 mil garrafas.
“Arrecadamos cerca de 30 mil garrafas pet e estamos aproveitando para reformar muito dos enfeites do ano passado. Também estamos confeccionando novos materiais para serem fixados nas luminárias da Praça da Liberdade, no Centro, e para compor a Árvore de Natal, que possui 11 metros. São bolas, guirlandas, velas, laços, anjos, estrelas, cajados, entre outros artigos natalinos que vão enfeitar as praças da Matriz e da Liberdade, Rua Rio Branco e Avenida Joaquim Leite, todos no Centro”, conta ele, informando que os enfeites começaram a ser confeccionados em setembro.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Barra Mansa, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Fundação CSN e o CMDCA (Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente). O prefeito Zé Renato ressaltou a importância das parcerias e comentou sobre o alcance social do projeto. “Agradeço aos nossos parceiros por acreditarem no projeto e nos ajudarem a desenvolvê-lo ao longo destes três anos. É importante que continuemos este projeto que dá oportunidade de trabalho para os jovens, contribui para a preservação ambiental e torna a cidade mais bonita. Tenho certeza que o Natal no município será tão lindo como o do ano passado”, comenta o prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Nogueira Feris, reforçou o objetivo do projeto existente no município desde 2007. “Com este projeto ecologicamente correto oferecemos aos jovens capacitação e oportunidade de trabalho, além de elevarmos sua auto-estima, decorar a cidade e criar um clima de confraternização de Natal que beneficia a toda população. Somando com o material arrecadado ano passado, temos quase 200 mil garrafas pets utilizadas e que deixaram de poluir o meio ambiente”, acrescenta Luís Antônio.
Segundo uma das monitoras do projeto, a artesã Márcia Sibele, os materiais estão quase prontos, faltando muito pouco para serem entregues. “Falta pouca coisa para fazer. Estamos trabalhando num ritmo acelerado para que todos os enfeites estejam prontos dentro de 15 dias, para serem instalados na cidade. Os alunos aprenderam o serviço com facilidade e os materiais estão muito bem feitos. Este ano trabalhamos com algumas cores diferentes que darão um toque especial na árvore de Natal. Tenho certeza que a ornamentação vai atrair a atenção do público como aconteceu nos outros anos”, conta ela.
Os alunos estavam muito contentes com o curso como contam Rosilene Dionísio Fernandes, de 15 anos, moradora do bairro Piteiras, e Daniel de Jesus Lopes, de 16 anos, do bairro Roselândia II. “A iniciativa é muito legal porque a gente aprende a confeccionar estes materiais e preservar o meio ambiente. Além disso, posso ganhar uma renda extra fazendo estes enfeites em casa. No começo foi difícil, mas depois que aprendi a confeccionar as flores e os laços ficou mais fácil”, conta Rosilene. “Estou muito feliz por ajudar a cidade a ficar mais bonita. Fora do horário escolar eu não tinha o que fazer, ficava à toa na rua. Resolvi fazer o curso e estou gostando muito. Não liguei para o preconceito dos amigos e estou muito contente com este trabalho”, comemora Daniel.